quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Abraços

Sonhei com você. Um sonho lindo. Gostoso de sonhar.

Te abracei. Te abracei em várias fases e tamanhos.

Abracei meu bebê gorducho e pequenino, que estava sempre procurando meu seio. Sempre com fome.  Abracei minha menininha risonha, que se olhava linda no espelho, fantasiada de baiana pro carnaval, ou de princesa pra ir à pré-escola. Abracei minha garotinha que descobria palavras novas a cada dia e experimentava colocá-las em lugares diferentes e daí me olhava, esperando a aprovação ou a correção.

Abracei a minha meninona, que cresceu de repente, ficou maior que os meninos que a atraiam, se sentiu feia, teve medo, mas segurou a barra. Abracei minha adolescente que desabrochava, que experimentava a primeira paixão, que não sabia ainda o que se conta ou não pra mãe... e como contar... Abracei minha jovenzinha, que se dividia em várias, pensando na escolha profissional, no futuro amoroso, nas responsabilidades que deveria assumir... abracei a minha menina que já se achava mulher... Abracei uma jovem linda, cheia de dúvidas sobre o que pensa, o que sente, como deve fazer, que reflete o tempo todo sobre todas as suas escolhas, posturas, comportamentos.

Abracei esta moça que me ensina a cada dia como é possível mudar,  como somos responsáveis pela nossa própria felicidade, como podemos contribuir com o mundo, como importam sim os nossos sentimentos e pensamentos e como uma menininha chorona pode se transformar em uma mulher tão corajosa.

E conversamos. Muito. Na linguagem infinita e que supera todos os obstáculos. Da mesma forma que converso até hoje com a minha mãe, conversei com você. Andando pelas ruas de Adelaide, vendo placas escritas em inglês, namorando vitrines, pensando no vinho para o jantar, escolhendo tomates para a salada com palmitos contrabandeados... Andamos pela praia. Conversamos olhando pro mar, vendo as ondas, ouvindo a paz do barulho marítimo. Andamos pelas nossas ruas do Butantã. Mas desviando das muito conhecidas, onde poderíamos encontrar  amigos e teríamos que abrir espaço em nossa conversa. Conversamos em silêncio.  Sem palavras. Por telepatia, talvez! Cantamos uma musica que parecia fazer todo o sentido naquele momento. Rimos. Rimos muito, como não fazíamos há tempos. Soltamos lágrimas emocionadas.

E aí você deve perguntar como eu me lembro deste sonho. Eu, que nunca me lembro do que sonhei! Tão simples... me lembro porque sonhei acordada. Porque sonho o tempo todo com estes abraços e porque os sinto.

4 comentários:

  1. eu também tenho sonhado acordada com as minhas meninas...obrigada pelo texto minha querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que momento interessante este que estamos passando, não é mesmo? Vamos tomar uma cerveja? Marcar alguma coisa lá em casa pra todo mundo matar as saudades da Caxingui!

      Excluir
  2. Que lindo! Eu que não acompanhei tão de perto o crescimento dessa moça linda, vi-a em cada momento descrito. Sonhei junto aquele sonho em que a gente é observadora.

    ResponderExcluir
  3. Gente. Quase chorei aqui no avião. Pera. Suas bonitas. ❤️ Nayara

    ResponderExcluir