segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Martha, irmã de Maria

Domingo é meu dia de escrever. Muitos capítulos de um romance ou de um diário passam pela minha cabeça. Um enorme desejo de registrá-los me toma. Mas é o dia de cozinhar. E as duas coisas são ao mesmo tempo incompatíveis e indissociáveis. Se estou cozinhando, com a mão nas facas, panelas e temperos, não tenho como escrever. Mas se não cozinho não penso em tudo que gostaria de registrar!

Todas as ideias me ocorrem. Lembranças,reflexões, emoções que me pegam de surpresa.

Penso em como o domingo é meu dia de re-significados e como é simbólico transformar uma geladeira em geral cheia e bagunçada em um espaço para abrigar sabores - e eu nunca mais ouvirei ou pensarei nesta palavra, que eu usava tão pouco, sem lembrar da Virgínia, a minha Vi, que neste ano tem me feito re-significar tanta coisa...

Tenho que confessar, com muita vergonha, que jogo comida fora. Isto acontece porque faço sempre comida esperando um ônibus para comê-la. Como fazia a minha sogra. Me desculpe, Zita, o marido é seu, mas a sogra será para sempre minha, da Bia e da Carminha (a nora preferida!). Ai, Dona Zulmira, que saudade...

Neste ano da "verticalização", a saudade dos que já foram parece ser uma constante. A descoberta da importância destas pessoas na minha vida é quase um choque e uma emoção que me pegam desprevenida. Lágrimas que nunca foram tão sinceras e tão caudalosas me arrebatam. De saudade, um pouco de tristeza por uma sensação de não ter aproveitado ao máximo a companhia, mas, especialmente, de emoção e gratidão pelo que me ensinaram.

A Dona Zulmira me deixou 4 lindos sobrinhos! O hábito de cozinhar para um ônibus, a lembrança, que às vezes me assombra, de uma mãe que defende a cria de todas as formas! Até negando que haja qualquer problema com ela. - Você que é doida! Precisa de terapia, de psicólogo!

Preciso mesmo! Viver é as vezes muito complicado. Compreender pessoas, sentimentos, contradições, medos... Sem ajuda seria mais difícil. Ou mais fácil, mas tão menos enriquecedor!

Quando criei este blog fui movida por um movimento quase compulsivo! Convencida por dois jovens muito importantes na minha vida - Nayara e Pedro - comecei pelo marthapimenta. Um jeito moderno, simples e prático de não abandonar o meu querido boletinzinho: Mix Rede Avizinhar Butantã! Mas depois achei que outros seriam igualmente importantes. Criei o avizinhar.blogspot.com e este Martha, irmã de Maria.

O primeiro para registrar as memórias, feitos e aprendizados do Avizinhar, programa da USP em que trabalhei por oito anos, com paixão. O segundo, inicialmente, pensando em registrar minhas experiências cotidianas, de dona de casa, de mãe, de profissional que equilibra, ou tenta equilibrar, múltiplas funções.

Os dois ficaram aqui. Perdidos na internet. Em branco. As vezes recebendo uma visita inexplicável. Alguém que procurou pelo Google alguma das palavras chave e caiu na página em branco.

Mas aí veio 2015. O ano da "verticalizaçao" e um desejo enorme de preencher as páginas em branco. Uma quase obrigação de fazer destes espaços virtuais espaços reais de memória. É uma busca nos domingos de cozinha em como concretizar isto.

Para o primeiro, uma consciência que amadurece a cada dia, de que não são memórias só minhas. São de muita gente que de alguma forma passou pelo Avizinhar. E eu quero compartilhar este espaço. Que todos possam contar como foi a sua experiência - boa ou ruim- provavelmente com memórias diferentes da minha, mas que me interessam tanto! Neste processo amadurece a ideia de convidar a todos para que escrevam. Ainda no processo, mas a cada dia mais concreto o desejo. Não sei no que vai dar, mas tenho até indícios de que alguns escreverão, mesmo que mais para atender o meu pedido do que porque sintam esta necessidade. Mas isto também não é lindo?!

Este aqui - o Martha, irmã de Maria - no ano da "verticalizaçao", se re-significou. Não são mais dicas de uma dona de casa - embora possa vir a ser isto também - mas, mais do que isso, são memórias, lembranças, sentimentos... Um chafurdar em meu interior...

10 comentários:

  1. Adoro ler o que vc escreve! Beijos da fã número 1! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, querida! Você sabe como foi importante a sua opinião! Como é!

      Excluir
  2. Que coisa mais bonita! :) Escrita pra mim é tão importante pra me (re)significar. Mas não tenho sua coragem de expor assim por mundo! Feliz em poder compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima querida... você se expressa lindamente pela fotografia! Cada dia mais acho que você devia pensar seriamente nisto...

      Excluir
  3. Adorei! Siga escrevendo, minha querida. E parabéns pela exposição. O mundo precisa disso! De gente nos lembrando que somos gente. E que isso não é pouco. Todo o meu carinho na forma de estímulo e encorajamento. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosinha!!! Agora vocês vão ter que me ler sempre!!!! Estimulando deste jeito... rsrsrsr...

      Excluir
  4. Aguardando ansiosíssima por mais !!!!Delicioso de ler!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só! Eu não tinha visto este seu comentário... e aí soltei logo em seguida o seu texto... Você disse que queria ler mais e eu atendi! Que bom!!!!

      Excluir
  5. Que gostoso ler esses textos, tia! Fiquei aqui lendo e parecia que ouvia exatamente você falando. Espero que você continue postando, já que agora nao consigo mais ouvir suas palavaras sábias e acalantadoras com tanta frequencia, que eu consiga pelo menos lê-las!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, minha flor... que linda que você é! pode deixar, posto mais sim, mas... estou lá... sempre que você quiser!

      Excluir