segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Lacunas

Por que em minha cabeça parecem ter desaparecido momentos, períodos, as vezes até anos?

Me surpreendo com a ausência de lembranças de natais, por exemplo. Não me lembro das comemorações natalinas. Pelo menos não das que aconteceram entre a morte da minha mãe e o nascimento do meu primeiro filho.

Lembro dos natais da infância, ou de algumas coisas deles. Na casa da minha tia Zélia, com primos e tios, avô e avó. Aguardando o momento da chegada do presente mais importante. Uma boneca da Estrela! A que anda! A que fala! A que beija! A boneca dos sonhos de qualquer menina daquela época.

Mas não me lembro de todos os anos. E também não me lembro de outras festas. Mas a lembrança é no geral boa. Forte, alegre. E com a minha mãe por perto.

Depois um longo período em branco. Um almoço na casa da minha tia, talvez? Uma ideia vaga de ter viajado em alguma destas festas? Mas nada de concreto. Nenhuma ideia de "como foi bom o natal de 1980!". Também nada de "como foi ruim o natal de 1983". Alguma coisa como se eu fosse de uma família judia ou muçulmana que simplesmente não comemora o natal. Será isto? Será que nós não comemorávamos mesmo? E aí como seria?

04.janeiro.2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário